Mais sabor e saúde, da horta para o prato!

dica-horta-em-casa

Cultivar horta em casa

Espalhados pelo jardim, em um cantinho na área de serviço ou na própria bancada da cozinha, pequenos cultivares alimentam as receitas da Dunati que passaram a contar com temperos frescos, dentro do conceito “direto da horta”. Não é preciso ter muito espaço para cultivar uma horta, mas é necessário respeitar as particularidades de cada planta.

O cultivo de temperos deve ser cuidadoso, pois o valor condimentar e aromático dessas plantas está sempre associado ao teor de óleos essenciais, que são gerados durante o desenvolvimento do vegetal. Depois de adquirir sua muda ou semente, você deve escolher bem o local do vaso ou da horta, que deve ser o mais ensolarado possível e longe das correntes de ar. Os temperos podem ser plantados em vasos, cachepôs ou direto na terra. Utilize terra orgânica adubada.

A profundidade mínima necessária para qualquer tempero é de 20cm, assim as raízes podem se desenvolver livremente. A largura dos recipientes não interfere no crescimento dos temperos, mas, quanto menor o vaso, menor deve ser a quantidade de plantas.

O alecrim e o manjericão crescem para cima, entouceirados, e podem ser cultivados em grupos. Já o tomilho e a hortelã se espalham em ramas rasteiras, portanto é recomendável que sejam plantados em jardineiras ou vasos isolados, para que não invadam os espaços dos demais vegetais. A cebolinha gosta de pouquíssima água e deve ser colocada em um vasinho à parte.

Além disso, todas as plantas possuem ciclos de desenvolvimento de seis meses a um ano e demandam o consumo contínuo das folhas e frutos. No caso da salsa e cebolinha é importante colher as folhas mais velhas, para dar força às mais novas. O mesmo ocorre com as pimentas. A adubação de cobertura pode ser feita de 3 em 3 meses. Mudas ou sementes devem ser regadas duas vezes ao dia, de preferência nas horas mais frescas, logo pela manhã ou no final da tarde. Plantas jovens, uma vez ao dia, e adultas, de 4 a 5 vezes por semana.

Bom cultivo!